5 Motivos pelos quais a sua Landing Page Não Converte

Tudo começou quando estava à procura de uma solução para um problema, no Google. A ferramenta de busca mostrou-me vários resultados, mas os três primeiros chamaram-me mais à atenção. Ao entrar na landing page da sua empresa, a minha motivação foi se reduzindo a cada segundo... Eu até queria, mas não consegui converter na sua landing page.

Vou explicar em 5 motivos o que fez minha experiência com a sua empresa ter sido péssima - apesar da minha alta motivação em solucionar o meu problema.

Motivação X Fricção

Dentro da ciência de otimização de conversão, falamos muito de motivação.

A motivação é o estado de consciência e ansiedade que leva o utilizador a procurar a solução de algum problema.

Faça sempre o melhor possível para aumentar a motivação e reduzir o atrito dos clientes.

Já o atrito (ou fricção) é uma resistência psicológica por parte do cliente a um determinado elemento no processo de vendas ou de captação de lead.

Vou deixar uma dica: certifique-se de destacar de forma sempre clara a sua proposta de valor.

Siga isso para ter mais retorno sobre o seu investimento de marketing digital.

Os 5 motivos que me fizeram NÃO converter

Eu estava ansioso, em êxtase.

Precisava de resolver o meu problema de qualquer maneira, e na minha cabeça, naquele momento, tinha encontrado as 3 melhores soluções do mercado!

Porém, quando entrei na sua página de destino, a minha vontade e ansiedade foram pouco a pouco tornando-se desconfiança e frustração.

O motivo? Vou explicar claramente a seguir.

1) Não me senti nada seguro.

A primeira coisa que notei foi o meu próprio navegador a acusar o site de não ser seguro.

Tem problema? Se meu navegador falou, está falado!

Esse foi o primeiro (e um dos principais) pontos que me fizeram desistir quase que instantaneamente de fazer qualquer ação que fosse dentro da sua página.

2) Não vi nenhum depoimento seu, mas dos concorrentes, sim.

Na página dos concorrentes haviam diversos depoimentos de utilizadores.

Todo aquele apoio pareceu-me bem real, com opiniões bem sinceras sobre a solução.

Isso fez-me procurar mais informações a respeito daquelas soluções, e acabei-me envolvendo cada vez mais com aquelas marcas.

Uma dessas empresas, a Big Solutions*, inclusive havia criado uma página que estava a ranquear exatamente para "a marca Big Solutions é confiável?".

É como se ela estivesse a  ler os meus pensamentos!

Senti-me correspondido.

Infelizmente, quando me lembrei da sua página, já não tinha tanta vontade assim de prolongar a relação com a empresa.

3) Senti-me confuso.

Não importa o quão grande seja o volume de busca de uma palavra-chave, é preciso estar ciente da concorrência dela. Quanto mais procurada for uma palavra-chave, maior será a probabilidade de já haver inúmeros sites a disputandar o primeiro lugar.

A maioria das ferramentas de palavras-chave tem uma forma de medir a concorrência.

Dificuldade de palavras-chave (Keyword Difficulty) — Esta métrica sugere o quão difícil é conseguir classificar-se organicamente no topo da página de resultados. Ela baseia-se na força e na reputação dos sites que já estão na primeira página. Para superar os que já estão lá, é preciso oferecer algo melhor do que eles aos olhos do Google.

Densidade competitiva (Competitive Density) — Esta métrica mostra o quão difícil é conseguir colocar um anúncio no topo da página de resultados. Ela baseia-se no valor dos lances e na força dos anunciantes atuais. 

4) A oferta concorrente era irrecusável e limitada.

Durante a leitura das páginas concorrentes, uma delas chamou-me muito à atenção.

Estavam-me a oferecer a solução por preço promocional e com alguns bônus irrecusáveis.

E quer saber da melhor parte?

Aquela oferta só estava valendo pelas próximas 5 horas – que sortudo que eu fui!

5) A experiência geral não foi agradável.

Assumo que a experiência concorrente foi o que me fez fechar com eles e não consigo.

O seu preço até era competitivo e o produto parecia-me bom, porém não deu.

Vou resumir em tópicos o que afinal de contas me levou a isso:

✓ Eles foram amigáveis.

✓ A comunicação foi bem sensata.

✓ Pareceram-me bem confiáveis.

✓ Promoveram-me uma excelente experiência de compra.

✓ Foi bem fácil de entender.

✓ Respeitaram o meu tempo, o tempo todo.

✓ Eles possuem muito mais personalidade.

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