5 etapas para pesquisa de marketing:

A pesquisa de marketing é essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Você precisa dela para pesquisar o seu público-alvo, descobrir concorrentes e determinar onde conseguir os melhores recursos que caibam no orçamento para o plano de marketing. Se é iniciante na pesquisa de marketing, é melhor começar com o básico e aqui poderá entender as cinco etapas básicas de uma pesquisa de marketing.

Qual é o papel da pesquisa de marketing?

A pesquisa de marketing pode convencer quem toma decisões a investir nos seus objetivos de marketing. Para isso é preciso gastar dinheiro para ganhar dinheiro.

A pesquisa que apresentar destacará as oportunidades de negócios disponíveis. Pode incluir também os riscos envolvidos. Mas a pesquisa de marketing pode mostrar como reduzi-los.

Com a pesquisa de marketing, consegue entender a sua base de clientes e identificar o público-alvo das campanhas de marketing. A pesquisa que você faz indicará o que ele quer, o que gosta e porque compram os seus produtos e serviços.

Finalmente, a função final da pesquisa de mercado é fornecer informações sobre o cenário do mercado e os seus concorrentes diretos, para que tome decisões informadas sobre como gastar o orçamento na área do marketing.

Confira as cinco etapas para a pesquisa de marketing:

Etapa 1: Definir o problema da pesquisa

Antes de começar a sua pesquisa de marketing, precisa de saber exatamente o que quer abordar. O marketing oferece soluções para problemas que os clientes têm ou não sabiam que tinham. Você precisa de conhecer os problemas do seu público-alvo e só depois disso definir como pode encontrar respostas para esses problemas. 

Essas são informações que devem estar presentes e muito claras quando você estiver a criar a sua persona (Uma persona é a representação de um cliente ideal, descoberta com base em dados qualitativos e quantitativos provenientes de pesquisas de mercado e/ou concorrentes e perfis de clientes que já existem. É a exemplificação do comprador perfeito). Entre as informações que você usar é entender como as suas personas pesquisam online com a Keyword Magic tool. 

Além de destacar consultas de pesquisa populares, a ferramenta divide perguntas comuns em torno de um tópico.

Estas consultas podem inspirar mais perguntas do cliente que podem precisar de respostas, levando a problemas que você pode resolver.

Etapa 2: Desenvolva o plano de pesquisa de mercado

Agora você pode usar a pesquisa de marketing para planejar como resolver o problema do cliente. Você precisa ter uma prática de pesquisa para determinar a melhor maneira de chegar a uma solução. 

Para desenvolver essa prática, considere:

Quais são as fontes principais a serem usadas?

  • Vai entrevistar indivíduos importantes?
  • Que tal um grupo foco do seu público-alvo?
  • Você pode criar um questionário e considerar as perguntas que incluirá nele. Elas ajudam a resolver o problema? As perguntas são fechadas ou abertas?

Quais são as fontes principais a serem usadas?

  • Vai entrevistar indivíduos importantes?
  • Que tal um grupo foco do seu público-alvo?
  • Você pode criar um questionário e considerar as perguntas que incluirá nele. Elas ajudam a resolver o problema? As perguntas são fechadas ou abertas?

Que fontes secundárias de informação podemos usar?

Há algum site do governo com informações sobre seu público-alvo?

Poderá pesquisar em bancos de dados de universidade artigos de pesquisas que poderiam ser úteis?

Que tal artigos escritos por outras empresas?

A prática de pesquisa provavelmente dependerá do seu orçamento para marketing e do prazo necessário para concluir a sua pesquisa. Considere diferentes métodos que podem funcionar melhor para os seus recursos e tempo.

Por exemplo, questionários online não custam muito dinheiro. No entanto, um grupo focal talvez custe mais tempo e dinheiro, mas pode gerar ótimos dados. Coletar dados de sites do governo pode trazer muitas informações úteis com pouco custo, mas talvez não sejam específicos o suficiente para que as suas necessidades sejam úteis.

Depois de decidir como conduzir a pesquisa, é preciso elaborar um cronograma.

Para ajudar neste processo super recomendamos a dica de fazer uma análise de mercado completa e avaliar e avaliar a sua concorrência também. Essa é uma fonte de pesquisa bastante interessante que pode usar para sustentar as suas argumentações.

Etapa 3: Coletar dados para a pesquisa de marketing

Depois de conduzir entrevistas, pesquisas ou criar questionários, é preciso coletar e preparar os dados para que sejam facilmente compreendidos pela equipa.

Como recolher dados para pesquisas de mercado

As entrevistas precisam de ser transcritas. Destacar fatos importantes e citações que confirmam a pesquisa. Gerar relatórios das pesquisas. Muitas ferramentas de pesquisa online têm recursos para gerar relatórios. Redija um relatório ou exporte os resultados diretamente da ferramenta. Confirir se é possível entender o relatório e se o mesmo ajuda a fornecer as soluções que procura.

Se as sessões de grupo tiverem um formulário de feedback, deve analisá-lo para reunir feedback ou citações que respaldem a sua pesquisa.

Quanto mais dados tiver, melhor — desde que sejam bons. É preciso conseguir analisar e apresentar os dados, então ter uma montanha de dados imprecisos, tendenciosos ou pouco úteis não ajuda em nada.

Etapa 4: Analise os dados da pesquisa de marketing

Analisar os dados ajuda-nos a encontrar soluções para os problemas. Podemos usar as informações para desenvolver motivos para encontrar o nosso orçamento ou projeto de marketing.

Com analisar os dados da pesquisa de mercado

Devemos analisar por que começamos a pesquisa e quais eram os resultados que queriamos encontrar. Os dados que coletamos respondem às perguntas que tinhamos quando iniciamos a pesquisa?

Analisamos os dados de todas as diferentes fontes e procuramos tendências. Conseguimos encontrar alguma? Conseguimos encontrar alguma explicação para essas tendências? Se sim, destaca-mos os dados que respaldam o argumento ou resolvem os problemas da pesquisa.

Não nos devemos preocupar se os dados coletados retornarem o que parece ser uma tendência ou um resultado negativo. Se isso acontecer, podemos mudar de direção ou abandonar o projeto completamente, economizando tempo e dinheiro.

Etapa 5: Apresente a pesquisa

Depois de todo o trabalho árduo que teve para pesquisar problemas e soluções, entrevistar pessoas, ler artigos e analisar todos os dados que coletou numa sequência lógica é hora de apresentar tudo ao público.

A apresentação em si é uma habilidade. Devemos perguntar-nos: para quem estamos a apresentar e que reação quero gerar?

Se estiver a apresentar para um conselho de administração, pode ser útil incluir um relatório com um resumo comercial para que eles analisem após a apresentação. Se estiver a apresentar para sua equipa ou para gerentes, uma folha de resumo pode não ser apropriada.

Não é bom ter todas as informações nos slides da apresentação. Além disso, não devemos ler os slides. Apresente as suas informações de forma que seja fácil de entender. Algumas pessoas gostam de recursos visuais, então gráficos funcionam bem para elas. Outras aprendem a ler, então folhas de resumo são uma boa ideia. Há quem goste de assistir e ouvir, então é interessante narrar as informações.

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